Interações Sociais dos Insetos

Caixa entomológica e texto: Juliana L. Vieira e Lorena L. B. Jojoa

Editoração: Douglas da Silva FerreiraMaisa de Carvalho Gonçalves e Marcela Miranda de Lima

Um por todos e todos por um

Você já parou pra pensar que juntos somos mais fortes? No mundo dos insetos isso não é diferente. Existem espécies que protegem seu abrigo e alimento, que se unem para ficar mais quentinhas e até para assustar predadores!

Como exemplo de insetos que protegem suas coisas temos alguns gafanhotos  Acrididae, percevejos Rhopalidae, tripes Phlaeothripidae, mariposas Arsenurinae e Arctiinae e borboletas Pieridae e Satyrinae. 

Apesar da união fazer a força, viver todo mundo junto tem seus desafios. Você imagina alguns deles? Atchim!!!!

Essa família é muito unida

Que nossos pais fazem de tudo para nos proteger não é novidade. Mas você sabia que essa proteção também existe em algumas cigarrinhas Membracidae, grilos Gryllidae, percevejos Cydnidae e besouros Scarabaeidae?

Membracidae adultos e jovens – Foto: Andreas Kay (CC BY-NC-SA 2.0)

Além disso, já ouviu falar dos Embioptera? Um grupo de insetos capaz de produzir seda e formar colônias, onde os pais cuidam de suas ninfas.

Embioptera construindo sua teia

Talvez você não conheça os embiópteras, mas certamente convive com pelo menos uma família de baratas! E adivinha?! A mamãe barata é superprotetora e gosta mesmo é de casa cheia.

Barata cuidando de suas ninfas – Foto: Pavel Kirillov (CC BY-SA 2.0)

As mamães tesourinha Forficulidae também não ficam para trás! Conhecidas por seu cuidado com a saúde dos filhos, elas liberam substâncias capazes de eliminar micróbios e ainda limpam o ninho e seus ovos.

Dermaptera cuidando de seus ovos – Foto: gailhampshire (CC BY 2.0)

Papai também cuida da gente

Nos insetos não são só as mamães que se destacam ao cuidar de seus filhotes. Papais de algumas espécies de percevejos Reduviidae, Coreidae e Pentatomidae protegem ovos e até ninfas!

Mas o troféu de papai do ano vai para o macho da barata d’água Belostomatinae. Nessa sub-família, as mamães colam os ovos na costas dos papais e eles ficam responsáveis por sua proteção e hidratação.

Macho de Belostomatidae carregando os ovos em seu dorso – Josh More (CC BY-NC-ND 2.0)

E ainda trabalhamos juntos

Imagine um grupo de insetos de várias idades que vive juntinho formando uma grande família. Como boa família, todo mundo paparica os filhotes e divide as tarefas para manter a casa protegida, limpa e com comida na mesa.

Se você pensou nos cupins, vespas, formigas ou abelhas você acertou! Todos eles são chamados de “insetos sociais” e são conhecidos por buscarem sempre o bem de todos da colônia. Agora vamos aprender um pouco mais sobre eles?

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados