Alimentação dos insetos
Caixa entomológica, texto e editoração: Douglas da Silva Ferreira, Maisa de Carvalho Gonçalves e Marcela Miranda de Lima.
O alimento é uma fonte de nutrientes essenciais para a vida, ou seja, para que a alimentação seja feita de maneira correta ele tem que ser ingerido na quantidade e variedade adequada, senão o organismo não consegue desenvolver suas funções.
Nos insetos, podemos identificar quatro maiores especializações alimentares de acordo com o tipo de alimento. Eles podem ser sólidos ou líquidos, ou serem de origem animal ou vegetal. Algumas espécies de insetos claramente se enquadram em uma única categoria, mas outras espécies, com dietas mais generalistas, podem se enquadrar em duas ou mais delas.
Agora vamos falar do que alguns insetos se alimentam, e você deve encontrar os insetos com nome em negrito na sala de jantar!! Você pode usar as indicações animal/vegetal ou sólido/líquido para ajudar a localizar o inseto em sua mesa.
A maioria dos insetos que sofrem metamorfose completa ocuparão diferentes categorias em diferentes estágios de suas vidas. Um exemplo são as mariposas e borboletas, que mudam de alimentação sólido-vegetal (folhas) quando larvas (lagarta) para uma alimentação líquido-vegetal (néctar) quando adultas. As borboletas possuem aparelho bucal em forma de canudo enrolado e o esticam para alcançar o néctar dentro da flor. Você já deve ter visto um mosquito gigante que fica parado nas paredes da nossa casa? Ela dá medo… mas ele também gosta só de néctar, e algumas espécies nem se alimentam! Já suas larvas alimentam-se principalmente de matéria orgânica em decomposição.
Provavelmente você já ouviu falar de alguns insetos que se alimentam de sangue, como o pernilongo! Mas você sabia que apenas a fêmea de pernilongo usa sangue em sua dieta? O macho de pernilongo usa o açúcar presente no néctar das plantas. Já a fêmea precisa de mais nutrientes para formar os ovos e por isso depende de sangue também.
O sangue é um alimento muito nutritivo, e outros insetos também o utilizam como fonte de alimento, como é o caso do barbeiro (um tipo de percevejo) e da mutuca (um tipo de mosca). Se por um lado a picada do barbeiro é indolor mas pode nos infectar com a Doença de Chagas, a da mutuca, por sua vez, dói bastante mas não traz maiores perigos.
As abelhas também usam o néctar retirado das flores, onde encontram os carboidratos, sua fonte de energia. Mas você sabia que elas também usam o pólen como fonte de alimento? Nele as abelhas encontram as proteínas, lipídios e vitaminas de que precisam. Assim a dieta delas é uma mistura de sólidos (pólen) e líquidos (néctar).
Vários insetos são predadores e se alimentam de outros insetos. É o caso do louva-a-deus, que fica parado só esperando a presa passar por perto para atacar! Outro predador muito ágil é a libélula, tanto as maiores quanto as menores, todas elas gostam mesmo é de um bom inseto pra refeição! E neste caso, a família toda é predadora, inclusive a ninfa de libélula, que vive dentro da água antes de virar adulta.
Tem outros insetos predadores que não conseguem mastigar a sua presa, mas sugam seu sangue (hemolinfa), como é o caso da barata d’água e dos percevejos predadores. Estes insetos possuem um aparelho bucal picador-sugador, que nada mais é que um canudo por onde eles sugam a hemolinfa do inseto.
E a cigarra? Você sabe do que ela se alimenta? Elas gostam da seiva das plantas. Enquanto jovens vivem dentro do solo e sugam a seiva pelas raízes. Uma vez adultas elas saem do solo e se alimentam da seiva que retiram das plantas através dos caules e folhas. Diversos outros percevejos também se alimentam de seiva das plantas, como é o caso do percevejo conhecido como maria fedida! Estes insetos também têm um aparelho bucal picador-sugador que eles usam para perfurar a planta e sugar sua seiva.
Tem inseto que come um pouco de tudo, como a barata, que adora passear de noite por aquela pia ou chão cheio de farelos de comida. A tesourinha também é um inseto generalista, mas que vive menos próxima das nossas casas. Elas costumam comer ovos e lagartas de mariposas, seu lanche preferido!
Sabe aquela mosquinha que vive nos banheiros? Também são conhecidas por mosca dos filtros. Elas parecem borboletinhas mas são mesmo moscas! Suas larvas vivem no ralo ou nos rejuntes com água acumulada e de preferência o mais sujo possível!! Elas se alimentam de matéria orgânica e por isso são chamadas de detritívoras.
E o famoso besouro rola-bosta, você conhece? Eles são agentes importantes para a ecologia, pois realizam ciclagem de nutrientes do solo. Porém, seu hábito alimentar é meio exótico, porque eles são coprófagos. Você sabe o que é isso? Esses besouros se alimentam de fezes, é isso mesmo que você leu, tanto o adulto quanto a larva comem fezes!
O gafanhoto é bem conhecido de todos, mas você sabe do que ele gosta de comer? Eles são mastigadores e se alimentam de folhas de vários tipos de plantas. E o besouro bicudo, também conhecido como gorgulho? Eles têm hábitos variados, mas o que podemos dizer é que gostam de comer planta, sendo que alguns preferem comer folhas, outros preferem as sementes e é provável que você já tenha se deparado com muitos deles em algum saco de feijão ou de milho esquecido no armário.
Por fim, gostaríamos de falar das moscas. Sendo um observador mais atento já deve ter percebido que as moscas caseiras pousam em tudo e logo começam a lamber. Na verdade, essas lambidas são sucções que ela realiza com sua probóscide que funciona como se fosse uma esponja, absorvendo todo o líquido. Como ela faz para comer alimentos sólidos? Ela deposita sua saliva e sucos digestivos na comida, permitindo transformá-la em líquido para que posteriormente ela possa absorver. Mas você sabia que existem moscas que se alimentam exclusivamente de carne? Geralmente eles usam animais mortos, mas também podem aproveitar feridas abertas em animais vivos.